Rede DLBC

04/08/2023

TODO O TERRENO | FOOD WAVE | “TURBANTES AFRO” E "COZINHA AFRICANA SEM DESPERDÍCIO” | Mén Non | Sea | Crescer |

IMG_1165.jpg

Horta Comunitária da Rede DLBC Lisboa. Terraço. Último piso do Centro de Recursos DLBC Lisboa. Final de uma tarde de verão. Sol.

Dúvidas houvesse e estavam todos os elementos reunidos para que o workshop de “Turbantes Afro” e o showcooking de “Cozinha Africana sem Desperdício” com o chef Mauro Airosa fossem um sucesso! E quem foi não deu o seu tempo por perdido!

No âmbito do projeto internacional “Food Wave”, do qual a Rede é parceira, as duas iniciativas contaram com a parceria da Mén Non, da Sea – Social Entrepreneurs Agency e da Crescer, e com a presença de cerca de 50 pessoas, entre técnicos e representantes de associações locais de várias zonas de Lisboa, jovens ativistas ligados às atividades do “Food Wave” e moradores do Bairro Padre Cruz.

A Mén Non deu início ao seu workshop, por volta das 19 horas, desvendando alguns dos segredos dos turbantes afro. Com tecidos coloridos e chamativos, os participantes aprenderam três técnicas distintas, “apanhados” simples que podem ser feitos pela própria pessoa, sem ajuda. A partir daqui, a sessão transformou-se, com um grande número de cabeças envoltas em panos africanos, preparadas para ouvir o que Mauro Airosa tinha para ensinar, também ele com um turbante a preceito!

Publicado por: Ana Alexandra Henriques

EURECA | Ecologia urbana à distância de um clique

A pedido da EDU.IN – Associação para a Educação Integral, partilhamos a plataforma EURECA, um recurso online gratuito dedicado à ecologia urbana e à mitigação dos impactos das alterações climáticas nas cidades.EURECA | Ecologia urbana ao alcance de um cliqueEURECA é uma plataforma eletrónica dedicada à ecologia urbana resultante de um projeto europeu Erasmus+ que tem como membro português a EDU.IN – Associação para a Educação Integral, associada da Rede DLBC Lisboa que, por sua vez, é parceira associada do projeto.Gratuitamente acessível em computador, tablet ou smartphone – www.eurecaedu.eu – EURECA oferece conhecimento prático e soluções ecológicas para a mitigação de problemas resultantes das mudanças climáticas que afetam a vida das pessoas e das sociedades.EURECA foi elaborado por organizações socioeducativas de Portugal (EDU.IN), Espanha, Itália, Chéquia e Polónia e está disponível nas respetivas línguas e também em Inglês.A parte substancial de EURECA é um curso online, constituído por cinco módulos: Cidades para pessoas; Gestão da água; Poupança de energia; Resíduos e economia circular; Cidades verdes. Os módulos têm uma estrutura amigável, que facilita a apreensão dos conteúdos, tanto sequencialmente como alternadamente conforme as pessoas desejarem fazer. A linguagem e as ilustrações possibilitam uma fácil e agradável leitura e visualização dos conteúdos, e os termos técnicos menos comuns têm explicação num glossário. O curso pode ser utilizado individualmente ou em grupos organizados para o efeito, exclusivamente em modo online ou em sessões mistas com uma componente presencial, que a EDU.IN pode assegurar. Uma coleção de 50 boas práticas, entre as quais várias de Portugal, é apresentada por EURECA como complemento do curso e exemplo de soluções já existentes em vários países para resolver problemas ecológicos em espaços habitacionais e urbanos.A Associação de Moradores do Bairro Padre Cruz e o Coletivo Drive Impact são, tal como a Rede DLBC Lisboa, parceiros associados deste projeto, que está aberto à adesão de outras organizações.Mais informações em www.eurecaedu.eu e www.facebook.com/eurecaportugal/José Luís FernandesMesa da Assembleia – SuplenteEdu.in - Associação para a Educação Integral