Rede DLBC

25/10/2024

As consequências da falta de investimento nas zonas urbanas desfavorecidas

Post Manifestação de Desagrado - Banner.jpg

Tendo em conta os recentes acontecimentos de violência na área da Grande Lisboa, a Rede DLBC Lisboa considera relevante recordar a importância do trabalho feito junto das populações dos bairros mais desfavorecidos e do desinvestimento a que temos vindo a assistir, nomeadamente, no que ao DLBC Urbano diz respeito.


A opção do Estado português de descontinuar o financiamento do instrumento DLBC urbano veio agravar ainda mais esta situação, impossibilitando a implementação de projetos de base local que respondam às necessidades e problemas dos residentes destes bairros, deixando as organizações reféns de financiamentos (na sua maioria, municipais, insuficientes e tardios), o que impede que as soluções tenham o alcance e impacto necessários para transformar efetivamente essas realidades.


As organizações de desenvolvimento local, como por exemplo, as associações de moradores, culturais e desportivas, têm um papel crucial ao proporcionar respostas aos moradores. É urgente repensar as cidades e o financiamento não precário de projetos de desenvolvimento local que contam com a participação ativa dos residentes como forma de colmatar as desigualdades.


Os tumultos originados pela morte de Odair Moniz expõem uma realidade com a qual convivemos diariamente: a falta de investimento no desenvolvimento urbano e os consequentes aumentos da pobreza e da exclusão social. A ausência de intervenção em áreas fundamentais como educação, saúde, transportes, habitação, juventude, cultura, segurança, serviços públicos e apoio aos mais velhos tem um impacto direto no crescente descontentamento social.


Na nossa opinião só é possível quebrar o ciclo da pobreza e da exclusão social, quando todos os cidadãos tiverem as mesmas oportunidades e acesso à cidade e a serviços e bens de qualidade.


Convidamos-vos a partilhar esta mensagem.

Publicado por: REDEDLBC

Convocatória AGO | 22 abril 2026

Vimos por este meio convocar todos os associados para a Assembleia Geral Ordinária da Rede DLBC Lisboa, que decorrerá no dia 22 de abril de 2026, às 17h30, no Centro de Recursos DLBC Lisboa, em Carnide. A participação da vossa organização poderá ser efetuada pelo representante legal ou por outrem, desde que mandatado para o efeito (vide minuta de mandato em anexo). Como previsto nos Estatutos, se à hora da convocatória não estiverem presentes metade-mais-um do número total de associados, a Assembleia reunirá em segunda convocatória trinta minutos mais tarde pela mesma via, com os associados presentes, e daremos início aos trabalhos, com a seguinte ordem: Esta AGO, prevista estatutariamente (Art.º 20, ponto 3), terá como Ordem de Trabalhos: Apresentação e votação da ata da Assembleia Geral Ordinária de 15 de janeiro de 2026. Apresentação e votação do Relatório de Atividades e Contas de 2025. Proposta de adesão à Modi Network. Outros assuntos. Notas: A Direção e o Conselho Fiscal (CF) remeterão os documentos necessários para os trabalhos com a maior brevidade possível; Informamos ainda que para efeitos de participação plena dos associados nesta sessão, as quotas terão de estar regularizadas até 2025. Se ainda não o tiver feito, poderá regularizar a situação transferindo o valor da quota (qualquer valor a partir de 10,00€) para o IBAN PT50 0036 0061 9910 0077 330 21 até dia 20 de abril. Por favor envie-nos confirmação do pagamento para geral@rededlbclisboa.pt com indicação expressa do NIPC/NIF ou outra forma de identificação da vossa organização. O recibo, comprovativo do pagamento da quota, será enviado em resposta.--Jorge Rodrigues ClaroPresidente da Mesa da Assembleia Geral(Representação da Animar – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local - Associado nº49)