
PROJETOS:
- Educa(CON)dado [Instituto de Apoio à Criança (IAC)]
- Cultivar Futuros (STC – Associação Serve the City Portugal)
- GIS Re-Condado (Associação Tempos Brilhantes)

Focado na educação e inclusão social, este projeto destina-se a crianças e jovens dos 10 aos 18 anos, do Bº do Condado, com a sua progressão escolar em risco. Envolvendo parceiros e famílias, visa reduzir as desigualdades no acesso às aprendizagens e o ciclo de pobreza e exclusão social. Pretendemos criar um espaço com recursos informáticos para fomentar hábitos de estudo, desenvolver competências pessoais/sociais e a educação entre pares, com a participação de jovens mediadores comunitários.
Entidade beneficiária: Instituto de Apoio à Criança (IAC)
Parceiros: Grupo Comunitário e Grupo de Segurança do Bairro do Condado/Conselho Educativo de Marvila/Eixo 4 da Comissão Social de Freguesia
Território BIP-ZIP: Condado
Área(s) temática(s): Educação
Contactos: iacrianca.pt

“CULTIVAR FUTUROS”
Propomo-nos ligar o passado e o futuro destes bairros, valorizando no presente as pessoas que aqui vivem e espaço público, e dinamizando a economia local através da temática da agricultura urbana, uma temática que promove a sustentabilidade do planeta e das nossas vidas. Além de produção de legumes e flores (capacitação e empregabilidade), o projeto inclui a sua comercialização (empreendedorismo e negócios), transformação (alimentação, decoração, etc.) e utilização (nutrição, saúde).
Entidade beneficiária: STC – Associação Serve the City Portugal
Parceiros: Biblioteca Municipal de Marvila/Associação Rés do Chão/Escola EB 2,3 de Marvila/Agrupamento de Escolas D. Dinis/Gebalis – Gestão do Arrendamento da Habitação Municipal de Lisboa/Santa Casa da Misericórdia de Lisboa – Prodac/Câmara Municipal de Lisboa/Junta de Freguesia de Marvila
Território BIP-ZIP: Quinta das Salgadas/Alfinetes/Prodac/Marquês de Abrantes
Área(s) temática(s): Capacitação/Emprego/Ambiente
Contactos: servethecity.pt

O projeto assenta nos princípios da economia circular para o design de novas peças de vestuário e produtos de base têxtil, a partir de fardas e/ou outros produtos têxteis já descontinuados. Inspira-se no projeto Fui à Tropa criado na incubadora Hivework Social da ATB, que resultou de um desafio do exército português para aproveitamento de fardas. Promove a inclusão social e o emprego para públicos vulneráveis, a partir do empreendedorismo colaborativo e da economia circular e colaborativa.
Entidade beneficiária: Associação Tempos Brilhantes
Parceiros: Junta de Freguesia de Marvila/Associação de Moradores do Bairro do Condado/2 Designers de moda/IADE
Território BIP-ZIP: Condado
Área(s) temática(s): Emprego/Capacitação
Contactos: https://atbrilhantes.pt/