ZONA CENTRO

PROJETOS:

  • Crescer Família (Interagir – Associação para a Inclusão Social)
  • Porta 11 (ADM Estrela)
  • Escola Equitativa (Passa Sabi)
  • A.R.T.eira (Os Fidalgos da Penha)

CRESCER FAMÍLIA”

“Crescer Família” é um projeto no âmbito da capacitação e proteção da família, intervindo ao nível das competências pessoais, sociais e parentais do sistema familiar. Baseado em princípios da parentalidade positiva, transmitirá aprendizagens e estratégias aos pais, que promovam estilos de funcionamento familiar positivo e empoderamento, através do desenvolvimento de um programa de educação parental, da mediação familiar e da realização de sessões comunitárias de apoio às famílias.

Entidade beneficiária: Interagir – Associação para a Inclusão Social

Parceiros: Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Lisboa (Centro, Ocidental, Norte, Oriental)/Equipas de intervenção precoce (Equipa Local de Intervenção)/Escolas/Centros de Saúde e outras entidades/Projetos de base comunitária (Escolhas, BIP ZIP…)

Território BIP-ZIP: Centro

Área(s) temática(s): Educação /Famílias

Contactos: http://www.linadem.org.pt/

“PORTA 11”

A situação atual impõe um enorme desafio às famílias/crianças em contextos vulneráveis devido à falta de oportunidades de acederem às novas tecnologias, com impacto na promoção do seu sucesso escolar. Paralelamente, produzimos lixo eletrónico que poderia ser reparado e recondicionado, conferindo-lhe uma segunda vida. É neste cruzamento que surge o Porta 11, um projeto que pretende mobilizar e trabalhar com a comunidade local dotando-a de competências pessoais, profissionais e literacia digital.

Entidade beneficiária: ADM Estrela

Parceiros: Redemprega do Vale de Alcântara/Grupo Comunitário da Liberdade e Serafina/Contrato Local de Desenvolvimento Social/@tivar 4G/Academia Moov Liberdade

Território BIP-ZIP: Liberdade/Bela Flor/Quinta do Tarujo

Área(s) temática(s): Educação/Famílias

Contactos: https://www.admestrela.pt/

“ESCOLA EQUITATIVA”

Este projeto propõe-se reduzir o abandono escolar e aumentar o sucesso académico através da criação de um contexto escolar e comunitário mais equitativo. Baseando-se no trabalho desenvolvido pelo reputado MIT Teaching System’s Lab, trará abordagens e ferramentas inovadoras aos professores e outros adultos do Agrupamento de Escolas Marquesa de Alorna que interagem diariamente com alunos provenientes do Bairro do Rego, promovendo uma nova forma de ver o aluno e uma experiência escolar diferenciada e positiva.

Entidade beneficiária: Associação Passa Sabi

Parceiros: Agrupamento de Escolas Marquesa de Alorna

Território BIP-ZIP: Rego

Área(s) temática(s): Educação

Contactos: www.passasabi.pt

“A.R.T.’Eira”

O projeto A.R.T.´Eira – Arte de Recriar a Tradição pretende envolver a comunidade num sentimento de partilha através da criação de um espaço sociocultural com objetivo de dinamizar o território a nível cultural, social e educativo, permitindo a união intergeracional através da arte e do saber. A comunidade é convidada a fazer parte ativa das atividades propostas, que vão enaltecer as tradições, aliadas à inovação das novas gerações e no âmbito do apoio social.

Entidade beneficiária: Os Fidalgos da Penha

Parceiros: Associação de Moradores do Alto da Eira/Ameixoeira Criativa/Associação CLIP-Recursos e Desenvolvimento

Território BIP-ZIP: Alto da Eira

Área(s) temática(s): Inclusão Social /Cultura

Contactos: geral@osfidalgosdapenha.pt