Oportunidades

Concursos/ Financiamentos disponíveis

 

 

Os Prémios BPI “la Caixa” 2019 são uma iniciativa conjunta do BPI e da Fundação “la Caixa” e destinam-se a apoiar financeiramente projetos que promovam a melhoria da qualidade de vida e a igualdade de oportunidades de pessoas em situação de vulnerabilidade social. No total são cinco os Prémios BPI “la Caixa”, no valor de 3,75 milhões de euros, para apoiar projetos de instituições privadas sem fins lucrativos.

Este ano são lançados dois novos prémios para apoiar a infância e ações sociais em comunidades rurais: os Prémios BPI “la Caixa” Infância e BPI “la Caixa” Rural. Estas novas iniciativas irão complementar o apoio já concedido através dos Prémios BPI Capacitar para pessoas com deficiência, BPI Seniores para pessoas com mais de 65 anos e BPI Solidário para pessoas em risco de exclusão social. Cada um dos cinco prémios vai atribuir 750 mil euros.

 

Calendário dos Prémios BPI “la Caixa” 2019:

  • Infância – Crianças e adolescentes – Candidaturas de 08 de fevereiro a 04 de março
  • Solidário – Jovens e adultos – Candidaturas de 06 de março a 01 de abril
  • Seniores – Pessoas com mais de 65 anos – Candidaturas de 02 de abril e 29 de abril
  • Capacitar – Pessoas com deficiência – Candidaturas de 30 de abril a 27 de maio
  • Rural – Ações sociais de âmbito rural – Candidaturas de 28 de maio a 25 de junho

 

 

 

 

O Programa Cidadãos Ativ@s aceita candidaturas de Organizações Não-Governamentais para financiamento de projetos que desenvolvam a promoção da participação democrática, a cidadania ativa e os direitos humanos, bem como projetos que tenham como objetivo o empoderamento de grupos vulneráveis ou reforcem a sustentabilidade e a capacidade da sociedade civil portuguesa.

Na sequência de candidatura ao concurso lançado em 2017 pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu, a Fundação Calouste Gulbenkian, em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto, foi selecionadapara gerir em Portugal o Active Citizens Fund, componente dos EEA Grants especificamente destinada a apoiar as Organizações Não Governamentais (ONG).

O Programa Cidadãos Ativ@s é financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, na ordem dos 11 milhões de euros.

 

Nota: Consulte os Avisos dos Concursos Abertos aqui.