
O consórcio do MOOC Dys reuniu-se em Itália – acolhidos pelo parceiro Civiform, com instalações em Cividale del Friuli e em Trieste – para analisar e definir a segunda fase do projeto.
MOOC Dys irá ter um currículo e respetivos conteúdos numa versão digital independente da atual versão online, o que permitirá uma utilização flexível e polivalente por um maior número de pessoas.
A reunião dos parceiros delineou também os conteúdos das ferramentas para pais e profissionais a integrar no toolkit que será distribuído como complemento e aumentará a sustentabilidade futura do projeto.
Entretanto, o MOOC Dys em Português disponível na plataforma CN já tem todas as seis semanas mais o módulo de contexto nacional integradas num único curso, que continua aberto à frequência gratuita bastando os interessados inscreverem-se através de www.moocdys.eu/pt/ ou pelo e-mail moocdys.pt@gmail.com.
MOOC DYS DISPONÍVEL A 12 DE NOVEMBRO
A decisão de ativar o MOOC Dys a 12 de novembro próximo foi tomada na terceira reunião transnacional de coordenação do projeto efetuada na Universidade de Pitesti, Roménia, em que participou a equipa de projeto da Rede DLBC Lisboa, um dos seis parceiros do consórcio.
O MOOC Dys será ativado simultaneamente em seis línguas – Inglês, Português, Francês, Italiano, Romeno e Grego – pois um dos seus objetivos é promover o máximo de intercâmbio entre os participantes de diversos países.
Os conteúdos deste recurso de formação online incidem sobre as Dificuldades Especificas de Aprendizagem, também conhecidas como distúrbios Dys: dislexia, disgrafia, disortografia, disfasia, discalculia e dispraxia. Distúrbios que em Portugal afetam dezenas de milhares de crianças e adolescentes, com repercussões nas famílias e nas escolas.
Em breve anunciaremos como será possível participar na formação do MOC Dys, de forma gratuita.
REUNIÃO TRANSNACIONAL EM LISBOA
A segunda reunião transnacional de coordenação do projeto MOOC Dys efetuou-se em Lisboa, de 10 a 12 de abril.
Além dos seis parceiros do projeto, participaram as organizações convidadas para parceiros associados, que são a Associação Portuguesa de Dislexia, a Fédération Française des Dys, a editora digital Les Apprimeurs, a Dyspraxia Ireland (Irish Federation of Dyspraxia), o Institute of Research and Studies on Special and General Education (da Grécia) e a Asociatia Romana pentru Copii Disclexici (Associação Romena de Crianças com Dislexia).
A reunião decorreu na delegação em Lisboa do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, entidade associada da Rede DLBC Lisboa.