Involve


Para políticas públicas de confiança, participativas e inclusivas


Em toda a Europa, há evidências de desconfiança nas instituições políticas e de uma crescente estratificação do envolvimento político, com os cidadãos mais vulneráveis ​​a terem menos acesso e influência no processo de tomada de decisão. A pandemia de COVID 19 expôs e reforçou estas tendências. Estas mudanças representam um grande desafio para o bem-estar democrático.


O principal objetivo do INVOLVE é ajudar a projetar estratégias gerais ​​e gradativas para reduzir as desigualdades sociais, económicas e políticas. O projeto baseia-se em pesquisas regulares sistemáticas sobre tendências, causas e relações complexas entre a democracia e as desigualdades. Concentra-se ainda no modo como os serviços públicos e sociais se conectam com grupos vulneráveis ​​de cidadãos, especialmente na era da digitalização. Envolverá grupos vulneráveis ​​em oito países europeus, que servirão como co-pesquisadores para complementar e refinar os resultados. Numa série de testes-piloto de “pesquisa-ação”, as suas aspirações e o direito de “terem uma voz” são fortalecidos, trazendo mudanças concretas nos serviços públicos e políticas sociais.


O INVOLVE abraçará não apenas cidadãos vulneráveis ​​que enfrentam múltiplas desigualdades, mas também decisores políticos e públicos, ONGs que representem grupos vulneráveis ​​e especialistas que desenvolvam estratégias políticas válidas, a fim de alcançar uma governança mais baseada na confiança nos serviços públicos, contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade mais participativa e socialmente responsável.


A fase final do INVOLVE pretende ajudar a cimentar a participação democrática nas políticas sociais aos níveis local, nacional, transnacional e europeu através de campanhas com recomendações de políticas viáveis. O projeto visa também enriquecer pesquisas futuras com uma perspectiva abrangente e inovadora sobre desigualdades e democracia, baseadas numa “aliança de conhecimento”.


Com o objetivo de reduzir as desigualdades sociais, económicas e políticas, a Rede DLBC Lisboa, através de focus groups, vai verificar quais as opiniões, ideias, queixas, sugestões dos cidadãos mais vulneráveis que, historicamente, têm menos “voz”, acesso e influência no processo de tomada de decisão, relativamente à sua relação com os serviços públicos e políticas sociais.


Este processo, em que a associação servirá como co-pesquisadora, ajudando a combater a desconfiança nas instituições políticas e uma crescente estratificação do envolvimento a esse nível, contribuirá para o desenvolvimento de uma sociedade mais participativa e socialmente responsável.


Saiba mais em: https://involve-democracy.eu/



0