FOOD WAVE | WORKSHOP “TURBANTES AFRO” E SHOWCOOKING “COZINHA AFRICANA SEM DESPERDÍCIO” | Mén Non | Sea – Social Entrepreneurs Agency | Crescer |

Horta Comunitária da Rede DLBC Lisboa. Terraço. Último piso do Centro de Recursos DLBC Lisboa. Final de uma tarde de verão. Sol.

Dúvidas houvesse e estavam todos os elementos reunidos para que o workshop de “Turbantes Afro” e o showcooking de “Cozinha Africana sem Desperdício” com o chef Mauro Airosa fossem um sucesso! E quem foi não deu o seu tempo por perdido!

No âmbito do projeto internacional “Food Wave”, do qual a Rede é parceira, as duas iniciativas contaram com a parceria da Mén Non, da Sea – Social Entrepreneurs Agency e da Crescer, e com a presença de cerca de 50 pessoas, entre técnicos e representantes de associações locais de várias zonas de Lisboa, jovens ativistas ligados às atividades do “Food Wave” e moradores do Bairro Padre Cruz.

A Mén Non deu início ao seu workshop, por volta das 19 horas, desvendando alguns dos segredos dos turbantes afro. Com tecidos coloridos e chamativos, os participantes aprenderam três técnicas distintas, “apanhados” simples que podem ser feitos pela própria pessoa, sem ajuda. A partir daqui, a sessão transformou-se, com um grande número de cabeças envoltas em panos africanos, preparadas para ouvir o que Mauro Airosa tinha para ensinar, também ele com um turbante a preceito!

A equipa da Rede DLBC Lisboa também não faltou!

Sensibilizando os presentes para o problema do desperdício alimentar, o chef deu início ao showcooking da Sea – Social Entrepreneurs Agency, preparando um saboroso, colorido e cheiroso prato de peixe, usando batatas, cebolas e ervas aromáticas da nossa Horta!

Mauro Airosa explicou que o desperdício pode transformar-se em reaproveitamento de ingredientes (recordamos, como exemplo, o que fez com sobras de mandioca há cerca de um ano) e tudo aquilo que não pôde ter este fim, durante este evento eco-friendly, foi encaminhado para os pontos de compostagem que temos no terraço, deixando uma pegada ecológica muita reduzida.

No final desta tarde recheada de tecidos, cores, cheiros, temperos e sabores, todos os participantes, visivelmente satisfeitos, reiteraram a vontade de repetir iniciativas como esta, em que as sinergias fluem, se adquirem novos conhecimentos, e em que é possível cozinhar no meio das hortas e deliciar-se com um prato confeccionado pelo chef Mauro Airosa!

Faça o primeiro comentário a "FOOD WAVE | WORKSHOP “TURBANTES AFRO” E SHOWCOOKING “COZINHA AFRICANA SEM DESPERDÍCIO” | Mén Non | Sea – Social Entrepreneurs Agency | Crescer |"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*