TODO O TERRENO | Feira de Inovação Social | Projetos Inovadores e/ou Experimentais na Área Social | Gis Recondado & Ciclopes | Tempos Brilhantes & Drive Impact |

Foi na tarde acinzentada de sexta-feira, 10 de março de 2023, que a equipa da Rede DLBC Lisboa foi até ao Bairro do Condado, para conhecer a Feira de Inovação Social Gis Recondado.

O Largo do Coreto foi palco da iniciativa da Associação Tempos Brilhantes, que contou com a parceria do Centro de Dia Maximiliano Kolbe. Às bancas com produtos feitos por artesãos e empreendedores locais (Arlequim D., Hivework Social Chamusca e Fui à Tropa) juntou-se uma outra, também de um Projeto Inovador e/ou Experimental na Área Social (PIEAS), Ciclopes, gerido pela Drive Impact.

Enquanto estivemos no evento, a Feira recebeu a visita de alguns alunos do pré-escolar da Escola Básica do Condado, que, com a professora Vânia, deram colorido e alegria ao espaço, com gargalhadas, barulho e perguntas próprias da tenra idade (5/6 anos). De curiosidade aguçada, chegaram perto das bancas, a princípio mais tímidos, mas, incentivados pela professora, lá interagiram com as idosas que vendiam produtos variados. “Isto serve para quê?” “Posso mexer?” Como uma bola de neve, bastou um aproximar-se e começar a conversar, para todos quererem falar, tocar nos produtos e fazer questões.

Para acalmar os ânimos, a professora ofereceu a cada um deles um “miminho”, contribuindo para as vendas, prometendo que distribuiria as prendas à chegada à escola, para que não as perdessem entretanto.

A professora Vânia ofereceu um “miminho” a cada um dos seus alunos

Sobre rodas

Seguiu-se a visita ao “cantinho das bicicletas”, onde André e Patrick, do projeto Ciclopes, já aguardavam os pequenotes. A excitação era muita, mas, para criar alguma empatia e confiança e dar a conhecer melhor as bicicletas e a sua mecânica, houve uma “mini-sessão” de introdução, antes de as crianças passarem à ação sobre rodas.

“Então, quem é que sabe andar de bicicleta?”, perguntou André. Todas as mãos se levantaram! “Mas sem rodinhas?” As certezas deram lugar às dúvidas, mas alguns, pouco convictos, mantiveram as mãos no ar. “Já vamos ver isso, mas primeiro vamos conhecer melhor as bicicletas!”, explicou o monitor.

Em fila, lado a lado, começaram a ouvir as explicações a alguma distância, tal como a professora lhes havia pedido, mas, a pouco e pouco, foram dado uns passinhos para a frente, até ficarem bem juntinho às bicicletas e a André e Patrick.

Enquanto se aguardava pela chegada de mais “biclas” adequadas ao tamanho da audiência, as que lá estavam eram demasiado grandes e altas, a conversa prosseguiu. “E sabem como é que se chama esta parte da bicicleta? Não, não é isso, volante é nos carros…”, ia dizendo André, perante as respostas. Com alguma ajuda, lá se ouviu, timidamente: “Guiador”. Até estar tudo pronto, os pequenotes ainda tiveram de dar conta de que a bicicleta tinha o selim ao contrário e o pneu da frente estava vazio. André prosseguiu: “Quando o pneu não está duro, não podemos andar assim. Depois de vermos se não está furado, temos de fazer o quê?” Um coro de vozes infantis respondeu, em uníssono: “Encher!” E assim foi. Montada a bomba, todos os pequenos candidatos a ciclistas, sem exceção, puseram ar no pneu e até a professora Vânia ajudou!

Veio então a parte mais divertida da tarde… Depois de postos os capacetes, pois nunca se deve descurar a segurança, uma a uma, com a ajuda dos monitores, as crianças tiveram a oportunidade de dar uma volta ao Largo do Coreto nas bicicletas da Ciclopes. A experiência era, afinal, muito pouca ou nenhuma na maior parte dos casos, mas a vontade e a curiosidade acabaram por vencer o medo e (alguma) falta de jeito! Foi uma tarde bem passada na Feira de Inovação Social Gis Recondado!

A segurança não foi descurada

AAH

Faça o primeiro comentário a "TODO O TERRENO | Feira de Inovação Social | Projetos Inovadores e/ou Experimentais na Área Social | Gis Recondado & Ciclopes | Tempos Brilhantes & Drive Impact |"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*