Em cada período de financiamento europeu, é necessário iniciar o processo de reconhecimento do Grupo de Ação Local (GAL) enquanto entidade gestora, bem como apresentar uma estratégia que permita consubstanciar a intervenção e captar mais fundos para o território.
De forma a dar continuidade ao trabalho desenvolvido, a Rede DLBC Lisboa, em consórcio com a IDSET e o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, vai submeter uma candidatura ao Mar 2030 – Desenvolvimento Local de Base Comunitária, no âmbito do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEAMPA), com o objetivo de vir a ser reconhecida enquanto GAL. Para tal, pretendemos ver aprovada a nossa Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL), que está a ser elaborada em parceria com um conjunto de entidades e atores locais, comprometidos com os objetivos de desenvolvimento sustentável, que tragam modernidade e inovação tecnológica para as suas comunidades, assim como financiamentos.
Neste sentido, convidamo-lo a integrar a parceria para o GAL DLBC TEJO, enviando, assinada, até 16 de fevereiro, a declaração que se encontra em anexo e, no caso de entidades privadas, também o Relatório de Contas 2021 e os estatutos da sua organização. Como parceiro, terá oportunidade de acesso a financiamentos europeus para implementação de projetos que respondam a necessidades dos territórios abrangidos e com impacto relevante.
Vantagens para as entidades parceiras:
- Discutir, promover e acompanhar a implementação da EDL;
- Divulgar os objetivos da EDL e o seu âmbito de aplicação;
- Assegurar a articulação entre os parceiros e a participação dos atores locais na implementação da EDL;
- Participar no diagnóstico e na identificação das necessidades do território;
- Ser consideradas potenciais beneficiárias de projetos com caráter de pré-aprovação com a apresentação da candidatura;
- Participar no desenvolvimento e na potencialização da atividade da economia do mar;
- Beneficiar de apoio à contratação;
- Beneficiar do apoio para a expansão de empresas ou criação de novas;
- Beneficiar de apoio à capacitação e formação, interna e externa;
- Garantir apoio na procura de complementaridades e soluções inovadoras para potenciar os resultados das operações aprovadas.
O consórcio
A Rede DLBC Lisboa – Associação para o Desenvolvimento Local de Base Comunitária de Lisboa é uma associação, constituída por entidades com missões e intervenções diversificadas, cuja atuação responde a necessidades transdisciplinares e transversais no tecido social da cidade. Articulando este conjunto de competências e recursos complementares, converge no interesse comum de promover o desenvolvimento local e comunitário de Lisboa. A sua organização formal em modelo associativo reflete o espírito de entreajuda e partilha de responsabilidades. São membros: associações locais, autarquias, organizações de âmbito nacional e europeu, fundações, organizações de âmbito regional ou concelhio e estabelecimentos de ensino superior ou relacionados com a investigação. Em 2015, no âmbito do financiamento do Programa Operacional Desenvolvimento Local de Base Comunitária, a Rede DLBC Lisboa viu aprovada a sua Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL) e atribuiu cerca de 5 milhões de euros a 33 organizações para a implementação de projetos na área social. Ao longo de três anos, a equipa técnica, multidisciplinar, acompanhou as organizações no desenho, submissão e implementação dos 34 projetos.
A IDSET – Associação Portuguesa para a Inovação e Desenvolvimento é uma associação empresarial, de âmbito nacional, sem fins lucrativos. Caracteriza-se pela sua abrangência, como uma associação multissectorial, representando, empresas e empresários de todos os sectores de atividade. Tem como finalidade apoiar a criação e/ou expansão de empresas, a dinamização do empreendedorismo, contribuir para a empregabilidade, combater a exclusão social, promover a aprendizagem, a qualificação ao longo da vida e proporcionar ambientes educativos participativos e experienciais que contribuam para o sucesso educativo, e que, consequentemente, reduzam o abandono escolar. Desde 2014, é responsável pela gestão do fundo de Desenvolvimento Local de Base Comunitária Urbana, com estreita ligação ao tecido social, económico e institucional da Península de Setúbal, entre outros de âmbito nacional. Esses financiamentos permitiram apoiar mais de 50 projetos que criaram mais de 60 postos de trabalho diretos e mobilizaram cerca 4 M€ de investimento.
O ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa) é uma universidade pública de elevada qualidade criada em 1972, vocacionada para as áreas de Gestão e Economia, Humanidades, Ciências Sociais e Políticas Públicas, TIC e Arquitetura. Está classificado entre as melhores 150 jovens universidades do mundo (THE Rankings 19). O ISCTE integra 11 mil alunos (20% são internacionais, de 95 países) inscritos em programas de licenciatura (45%) e pós-graduação (55%), 300 professores, 450 investigadores integrados. O ISCTE incorpora 8 centros de investigação, com 6 laboratórios, bem como 16 Departamentos e 4 Escolas, criando a estrutura organizacional principal. O ISCTE coopera com mais de 100 entidades internacionais, organizações privadas e do terceiro setor e 700 instituições internacionais de ensino superior, executando, anualmente, mais de 200 projetos científicos e publicando mais de 1.900 artigos científicos internacionais.

Faça o primeiro comentário a "MAR 2030 | DLBC TEJO | PARCERIAS |"