No passado dia 16, a equipa da Rede DLBC Lisboa marcou presença no encerramento da atividade de produção de Cerveja Artesanal, realizada no âmbito do PIEAS “JobPass COMunidade”, da Sea – Social Entrepreneurs Agency (Seacoop).
O evento realizou-se em Lisboa, na Cervejaria Lince, um dos parceiros da Seacoop neste projeto, tendo sido entregues os diplomas de graduação a todos os que participaram no curso.



O “JobPass COMunidade” tem como objetivo capacitar públicos, em três áreas profissionais, nomeadamente, Cozinha Africana, Cervejaria Artesanal e Chocolataria, contribuindo para a inserção laboral de comunidades e pessoas em risco de exclusão social. Além disso, promove competências sociais e pessoais e de aprendizagem, assim como apoia a construção de projetos de vida.
“A Comunitária”, assim se chama a cerveja artesanal produzida, foi “criada para apoiar a comunidade local a desenvolver os seus projetos de vida e a transformar os seus sonhos em realidade”, tal como podemos ler no rótulo da garrafa, cuidadosamente pensado e bastante apelativo.


“Este projeto nasceu para trazer novas oportunidades, novos percursos, novas hipóteses de empreendedorismo. Claro que estes produtos [comida africana, cerveja e chocolates] já existem, mas, feitos com este carinho e amor, com esta formação, esta capacitação, com todos os parceiros, e como nós estamos a pensar, se calhar, não!”, explica Frederico Costa. O presidente da SEACOOP reforça a ideia, dizendo: “Queremos fazer de forma diferente! Enquanto nós acreditarmos que existem pessoas que vão beneficiar da nossa capacitação e do nosso apoio, nós vamos continuar! Com força e com exemplos vivos deste sucesso!”

Responsabilidade social
Pedro Vieira, um dos responsáveis pela Cervejaria Lince, agradeceu o desafio que lhes foi lançado pela SEA e a Fábrica do Empreendedor , e do qual não estavam à espera, considerando que este se traduziu numa “experiência interessante e gratificante” e deixou o seu obrigado “aos cinco cervejeiros que estiveram na Lince durante cerca de um mês a ajudar”, contribuindo para que a “A Comunitária” se tornasse uma realidade!

“Por que é que escolhemos a Lince como parceira? Não foi por acaso”, revela Frederico Cruz. É que a própria Cervejaria também tem a sua vertente de responsabilidade social, uma vez que parte das suas receitas contribuem para a preservação do lince-ibérico (que dá o nome à marca). Além disso, para o presidente da Seacoop, os dois “jovens” experientes que lideram os destinos da Lince, Pedro Vieira e António Carriço, são a prova viva de que “qualquer pessoa em qualquer idade, quando faz aquilo de que gosta”, pode triunfar. “A Comunitária tinha de nascer de uma parceria com um projeto apaixonado, que quer fazer acontecer, como o da Cervejaria Lince”.



Testemunhos na primeira pessoa
“Gostava de agradecer pela oportunidade e pela confiança de participar neste projeto tão interessante. Eu não sabia nada sobre cerveja artesanal. Aprendi muita coisa e o que eu levo daqui é que nunca devemos desistir dos nossos sonhos, devemos sempre acreditar em nós e lutar, e, assim, vamos conseguir conquistar todos os objetivos da nossa vida”, salientou Vinícius Oliveira, um dos cervejeiros que integrou o curso.
Por seu turno, Manuel Moura participou, mas numa vertente mais ao nível do empreendedorismo: “Gostava de agradecer esta oportunidade, faço cerveja desde 2019, de modo amador, em casa. E espero que seja uma rampa de lançamento para um projeto que eu tenho guardado na gaveta já há algum tempo, o de produzir uma cerveja artesanal.”
Lisiane Carvalho também já tinha feito cerveja artesanal, de forma mais caseira, mas sempre tinha tido vontade de experimentar um modo mais industrial. “Já vinha com esta ideia e quando vi esta oportunidade, achei muito interessante. Aprendi muito, só quero agradecer. Pudemos acompanhar todo o processo, desde a parte da matéria-prima, até engarrafar, rotular, fazer as degustações. Foi um desafio, mas sentimo-nos em casa. Foi uma experiência única”.


Glover Barreto e Ana Paula Frade não puderam marcar presença, mas Ana deixou uma mensagem gravada, agradecendo a toda a equipa. “Foram todos ótimos durante este mês em que estivemos juntos! Espero que esta seja a primeira cerveja de muitas e que, em breve, possa contar com a ajuda de todos para, quem sabe, lançar e vender a minha cerveja!”


Para finalizar, nada como um brinde entre todos, seguindo-se umas deliciosas pizzas a acompanhar “A Comunitária”! Tudo aprovado pela Rede DLBC Lisboa! Tchim! Tchim!




AAH
Faça o primeiro comentário a "TODO O TERRENO | Cervejaria Artesanal – Encerramento de atividade | Projetos Inovadores e/ou Experimentais na Área Social | JobPass COMunidade | Sea – Social Entrepreneurs Agency |"