TODO O TERRENO | Projetos Inovadores e/ou Experimentais na Área Social | É UMA COMUNIDADE | É UMA MESA | CRESCER |

O som de marteladas, o barulho de Black & Decker, o vai e vem de um grande grupo de trabalhadores norte-americanos, filmagens… foram uma realidade durante cerca de três semanas, no Centro de Recursos DLBC Lisboa, no Bairro Padre Cruz. O último piso do edifício sofreu obras de fundo, para receber o “É uma Mesa”, o restaurante que integra o projeto “É Uma Comunidade”, da Crescer – Associação de Intervenção Comunitária, e pretende ser uma resposta inovadora de inclusão social através do mercado de trabalho.

“O objetivo do ‘É uma Mesa’ é ser um projeto de empreendedorismo social, na área da restauração, trabalhando com pessoas em situação de vulnerabilidade, nomeadamente, que consomem drogas, que estão ou estiveram em situação de sem-abrigo, refugiadas, migrantes ou requerentes de asilo” começa por explicar Inês Colaço, gestora deste projeto. “A ideia é que quem garante os serviços de cozinha e cliente e copa sejam estes elementos, que passam por várias fases de formação, em competências técnicas, pessoais e sociais e na área específica da restauração. Têm ainda a formação on the job, que é estarem no restaurante e fazerem o atendimento ao público e cozinha”, acrescenta. Este projeto de emprego acompanhado, que prevê a reintegração no mercado, surge na sequência do sucesso e impacto já obtidos pelo “É um Restaurante”, iniciativa semelhante promovida pela mesma IPSS, e que abriu portas em outubro de 2019, no número 56 da Rua de São José, em Lisboa.

Inês Colaço, gestora do projeto, no Centro de Recursos DLBC Lisboa,
em Carnide, nas escadas de acesso ao “É Uma Mesa”

Recrutamento, formação e integração no mercado de trabalho

Mas como podem cidadãos em situação de vulnerabilidade integrar o “É Uma Mesa”? “Há um processo de seleção, algumas pessoas já são acompanhadas pela Crescer, outras podem ser referenciadas por outras instituições sociais que encaminham para nós”, esclarece Inês. “A expectativa é de integrarmos 75 pessoas por ano no restaurante do Bairro Padre Cruz.”

Após o processo de seleção, existem várias formações, ao nível de competências sociais e relacionais (25 horas) e de competências técnicas e capacitação teórica (75h). Segue-se a integração no restaurante em modalidade on the job (700h) e depois há a terceira fase, que pode ser em formato de estágio profissional (de 6 a 9 meses) ou conseguir-se logo entrada no mercado de trabalho. Ao longo de todo o processo, “há um acompanhamento feito por psicólogos”, de modo a garantir que o processo decorre da melhor forma e a sanar eficazmente eventuais problemas.

Pretende-se que este espaço seja um “trampolim” para a integração no mercado de trabalho.

Parceria “The Fixers”

Os “The Fixers” são uma série norte-americana, que estreou em 2019, e que faz renovação de espaços. “Mas têm uma componente social, no sentido de que os projetos que acompanham e renovam têm relação com este teor”. São parceiros da Crescer no “É Uma Mesa” e foram os responsáveis pelas alterações de fundo realizadas no espaço.  Curiosamente, revela Inês, “foram os ‘The Fixers’ que nos encontraram, chegaram até ao nosso site, contactaram-nos e surgiu a ideia de fazer a renovação.”

A série norte-americana “The Fixers” faz renovações
de espaços e foi parceira do projeto

Além do programa norte-americano, há muitos outros parceiros envolvidos, quer seja no fornecimento de materiais, quer ao nível das competências técnicas… “Vamos trabalhar com o chef consultor Nuno Bergonse, que já colabora connosco no ‘É Um Restaurante’. Há um esforço muito grande de muitas pessoas e outras tantas entidades” para que tudo corra pelo melhor.

Com abertura prevista para maio, o “É Uma Mesa” pretende deliciar os lisboetas com saborosas pizzas e alguns outros pratos italianos.

AAH

Faça o primeiro comentário a "TODO O TERRENO | Projetos Inovadores e/ou Experimentais na Área Social | É UMA COMUNIDADE | É UMA MESA | CRESCER |"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*