Workshop MOOC Dys

“Ser disléxico não é uma desgraça, nem é um dom”, começa por explicar José Luís Fernandes. O responsável pelo MOOC Dys Portugal considera que “os disléxicos são pessoas comuns com mais dificuldades (e específicas) e com outras capacidades”.

O MOOC Dys (Massive Open Online Course) é um curso de formação online gratuito que tem, principalmente, como público-alvo os pais e professores de crianças e adolescentes com Dificuldades Específicas de Aprendizagem (DEA) do espectro Dys (dislexia, disfasia, disgrafia, disortografia, discalculia e dispraxia).

No dia Mundial da Dislexia, celebrado a 10 de outubro, realizou-se um workshop, em parceria com a Rede DLBC Lisboa, em que foram dadas a conhecer ferramentas que podem ser usadas para ajudar todos os que lidam diariamente com o espectro Dys.

O curso encontra-se online na plataforma www.thecn.com desde 12/11/2018 e basta inscrever-se, gratuitamente, para poder aceder a todas as suas funcionalidades. A interatividade é um elemento fundamental, com módulos de informação simples, recorrendo a cores, mapas, vídeos, testemunhos e experiências, e incentivando à interacção entre utilizadores. As infografias interativas e os mapas mentais também são alguns dos elementos que estarão ao seu dispor na plataforma, pelo menos, até ao dia 3 de novembro.

Posteriormente, toda a informação estará disponível em www.moocdys.eu.pt, site no qual também pode encontrar ferramentas auxiliares para pais e professores, um guia prático com o objetivo de facilitar o dia a dia de todos. Porém, de acordo com Mafalda Justino, disléxica e mãe de uma adolescente com o mesmo problema, “cada criança é uma criança, cada caso é um caso e todas as estratégias são válidas. É preciso perceber qual é a que resulta em cada uma das situações”. Só recorrendo “ao trabalho de equipa entre crianças, pais e professores” será possível colher frutos no combate ao espectro Dys, refere.

 

Faça o primeiro comentário a "Workshop MOOC Dys"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*