A 17 de Outubro, a Rede DLBC Lisboa vai assinalar o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e da Exclusão Social com a realização de um workshop sobre moedas complementares. Com esta iniciativa, queremos iniciar um debate na cidade de Lisboa sobre o papel das moedas complementares.
Os euros “saem” das cidades tão rapidamente quanto “entram” e as moedas complementares locais permitem que uma parte do dinheiro gasto nas cidades permaneça na economia local através de um efeito multiplicador. Para além desta dimensão, podem ser também um incentivo a comportamentos eco-responsáveis, um mecanismo de resiliência económica para os territórios e uma ferramenta-base para impulsionar programas de sustentabilidade sociais e ambientais.
Neste workshop, irá descobrir de forma dinâmica e divertida as múltiplas vertentes e utilizações de uma Moeda Complementar. Irá criar a sua própria moeda, podendo “jogar” com um leque de possibilidades para o uso da mesma, criando impacto em áreas como a participação e vida associativas, o comércio local, a educação ou a sustentabilidade…
Horário: das 9h30m às 13h
- Receção e acolhimento
- Sessão de “gamificação” para envolver a audiência com o tema, de uma forma prática, desde o início do programa
- Resumo da sessão e discussão sobre os pontos relevantes e ensinamentos
- Apresentação do modelo de Moedas Locais e quais as suas mais-valias
- Conclusão e entrega de resumo do modelo simplificado
Facilitadores: Edgar Kampers e Sérgio Lopo
Local de realização: Junta de Freguesia de Campolide, Rua de Campolide, 24B, 1170-036 Lisboa (ver mapa)
INSCRIÇÕES LIMITADAS E SUJEITAS A CONFIRMAÇÃO: geral@rededlbclisboa.pt
Faça o primeiro comentário a "Workshop “Uma moeda complementar para Lisboa”"