Lisboa vai ser palco do “URBACT City Festival” a partir desta quinta-feira

O programa europeu URBACT – que confia às cidades o papel de agentes-chave de mudança na Europa – vai celebrar 15 anos de vida na capital portuguesa quinta e sexta-feira, dias 13 e 14 de setembro. Neste âmbito, o GAL Urbano Rede DLBC Lisboa foi desafiado pelo secretariado do URBACT a enriquecer o dia do arranque do festival com workshops, atividades culturais e visitas a territórios abrangidos pela Estratégia de Desenvolvimento Local.

Entre quinta e sexta-feira serão partilhadas em Lisboa histórias de revitalização urbana operada no âmbito deste programa por agentes de intervenção comunitária, experts em matéria urbana e representantes eleitos de toda a Europa.

O principal evento vai acontecer no Pátio da Galé, mas muitas das atividades paralelas vão acontecer em territórios onde o nosso Grupo de Ação Local intervém, com alguns workshops e atividades culturais preparados por vários associados da Rede DLBC Lisboa – desde um workshop de animação digital ou de cozinha síria a um teatro conduzido por dois mágicos, passando pela apresentação dos projetos “Trokaki” ou “Lisbon Housing First” ou por uma visita guiada à galeria de arte pública do Bairro Padre Cruz, entre outras atividades.

Esta celebração dos 15 anos do URBACT será ainda uma oportunidade para os agentes das cidades envolvidas no programa contactarem e aprenderem umas com as outras sobre questões-chave do desenvolvimento integrado.

A terceira edição do URBACT City Festival vai servir de mostra do trabalho realizado em 200 cidades que aderiram a 20 redes temáticas do URBACT (as chamadas “Action Planning Networks”) nos últimos dois anos e meio.

Os maiores desafios do desenvolvimento urbano da Europa vão, assim, ser apresentados num contexto mais amplo, bem como as principais tendências urbanas observadas na Europa.

Mais de 500 pessoas são esperadas nesta edição e cada um dos participantes pôde escolher a priori entre cerca de 50 sessões interativas, entre 10 workshops, 6 laboratórios e 16 atividades recreativas.

Siga a cobertura do URBACT City Festival na nossa página de Facebook.

Faça o primeiro comentário a "Lisboa vai ser palco do “URBACT City Festival” a partir desta quinta-feira"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*