O programa do encontro europeu realizado a 8,9 e 10 de Fevereiro na âmbito do programa URBACT continha uma elevada diversidade de iniciativas que culminaram no último dia com reuniões de auto-organização da parceria liderada pela Cidade de Génova. A Rede DLBC Lisboa como entidade parceira do projecto Interactive Cities organizou o evento tendo sido constituída para o efeito uma parceria de várias entidades que assumiram os diversos serviços a prestar tais como o alojamento, o transporte, a alimentação, a logística, a comunicação, a animação e o acolhimento de forma geral.
O principal palco das actividades foi o ShowRoom do projecto Smart Cities na Praça do Município em Lisboa e o ponto de confluência de maior intensidade foi o Largo do Intendente no qual ocorreram momentos culturais e de convívio entre os convidados e as organizações locais. O percurso realizado pelos participantes oriundos das cidades de Paris, Genova, Tartu, Varna, Debrecen, Ghent, Palermo, Murcia, Alba Iulia ao longo dos três dias do Encontro foi marcado por sessões de trabalho, visitas, conferências, momentos culturais e convívio reforçando a rede na sua cultura de cooperação.
Dia 7 de Fevereiro: jantar e espectáculo no Centro Interculturacidade
Dia 8 de Fevereiro: almoço de acolhimento no Largo do Intendente e sessões trabalho no showroom Smart Cities e palestra de António Câmara
As boas práticas em debate:
António Câmara apresentou uma visão global do desenvolvimento com inovação e uma abordagem às relações criativas entre tecnologia de ponta e inclusão social.
Jantar na Cozinha Popular da Mouraria
Dia 9 de Fevereiro: visitas de manhã e sessão pública na Câmara Municipal de Lisboa à tarde.
Visitas na vertente Turismo na Mouraria (Renovar a Mouraria), na vertente Regeneração Urbana em Marvila (Ateliermob) e na área da promoção de negócios e de empresas (CML) em vários locais, Mercado da Ribeira, Second Home, Invest Lisboa e Start Up Lisboa.
À tarde sessão pública na Sala do Arquivo nos Paços de Concelho. A Câmara Municipal de Lisboa acolheu os representantes políticos das cidades visitantes. O jornalista italiano Michelle Mezza introduziu o tema e lançou o debate moderado pelo perito do URBACT Simone d´António.
Jantar na Renovar a Mouraria
Sexta – feira dia 10: sessões de trabalho sobre os Planos de acção Local e reuniões técnicas das áreas da gestão e da comunicação
Carlos Ribeiro | 19 de Fevereiro 2017, Caixa de Mitos
Faça o primeiro comentário a "Lisboa acolheu nove cidades europeias do projecto Interactive Cities"