Lisboa abre portas em Fevereiro aos Novos Navegadores.
Lisboa. Dias 8,9 e 10 de Fevereiro, projeto Interactive Cities – Urbact. Nove cidades europeias – Paris, Génova, Tartu, Varna, Debrecen, Ghent, Palermo, Múrcia e Lisboa – vão andar numa espécie de caça ao tesouro à procura de casos, exemplos, demonstrações, experiências, vivências, relacionados com a governança local . Mochila às costas, telemóveis em riste, computadores e cadernos de apontamentos à mão de semear, os novos navegadores urbanos irão à descoberta de novas práticas que inspirem dinâmicas interativas de governança e de desenvolvimento local a nível europeu. Percursos sinuosos irão levá-las à cidade real, aos bairros tradicionais, às organizações locais, mas também aos novos monumentos da inovação e do empreendedorismo da capital lusa. E num passe de mágica, da realidade à ficção, as vielas darão lugar a espaços abertos e a mesas redondas em salas em torno das quais se realizarão encontros em World Café, conversas em Speed Dating, debates em Fishbowl format e brainstormings em Peer Reviews interactivos.
A tomada de decisão
Este será o primeiro tema que suscitará a atenção da meia centena de participantes no Encontro Transnacional de Lisboa que se realizará em grande parte no novo Showroom Smart Cities na Praça do Município.
Cinco cidades apresentarão as suas experiências concretas neste domínio e todos os interessados rodarão pelos cinco pólos de apresentação e debate. Tartu abordará a democracia electrónica, Paris as redes interativas de comerciantes através de Costo, Ghent a utilização do Yammer como suporte à organização do trabalho interno às organizações, Génova a aplicação das taxas no turismo no reforço da governança local e finalmente Lisboa que apresentará o modelo de funcionamento da Rede DLBC Lisboa.
YDreams
O CEO António Câmara apresentará as experiências deste Grupo empresarial fundado por investigadores e professores universitários que se apresenta da seguinte forma: European enterprise dedicated to the creation of state-of-the-art innovative interactivity projects, products and technologies. As a flagship company it holds shares in companies that are global references in augmented reality technologies, telepresence with marine robots, printed electronics and international requests for customized innovative projects that combine design and technology.
Um debate vivo sobre interatividade está garantido à partida.
Visitas temáticas guiadas
Serão três os grupos que irão à descoberta, logo pela fresca, na manhã de Quinta- feira dia 9, tendo por referências para os percursos pedestres a realizar, o turismo, a promoção de negócios e a regeneração urbana.
Os registos destas visitas serão vertidos nas Redes Sociais com destaque para a página do Facebook do projeto Interactive Cities https://www.facebook.com/interactivecities/.
Sessão pública
As jornadas de 9 e 10 de Fevereiro terão ainda vários momentos de trabalho e de desenvolvimento temático, quer em torno dos Planos de Ação quer ainda na abordagem à dinamização dos Grupos de Ação Local, sendo de destacar a tarde de quinta – feira dia 9 durante a qual uma sessão pública terá lugar nos Paços do Concelho com a intervenção de eleitos e de responsáveis políticos das várias cidades participantes no Encontro de Lisboa.
Necessariamente a par da ação colaborativa e do trabalho de co-construção de soluções para estes temas da governança existirão momentos de convívio e de partilha de informações e de experiências em encontros informais. Estes terão lugar à noite em diversas associações e espaços de economia social e solidária geridos por parceiros da Rede DLBC Lisboa tais como o Centro Interculturacidade, a Largo Residências, a Cozinha Popular da Mouraria e a Associação Renovar a Mouraria.
Os Novos Navegadores terão muito que descobrir.
Carlos Ribeiro, 3 de Fevereiro 2017
Interactive Cities _ Lisbon Program_status 20.01.2017
Faça o primeiro comentário a "À descoberta da governança local"