Pelas 16h30 do dia 12 de Dezembro, na Casa dos Direitos Sociais de Lisboa, reuniram os GAL Urbanos da Região de Lisboa e Vale do Tejo que debateram a primeira Medida a ser lançada no âmbito do Financiamento DLBC sem a presença dos autores da proposta de Regulamento, que apesar de terem sido convidados, não responderam à chamada e à obrigação de informar e esclarecer que o serviço público estabelece. Os serviços da Secretaria de Estado do Desenvolvimento e Coesão, a Agência para o Desenvolvimento e Coesão e a Autoridade de Gestão não encontram os recursos necessários para satisfazer o pedido formulado pela Direcção da Rede DLBC Lisboa.
Os participantes na reunião debateram as questões críticas que se colocam na leitura e interpretação da propostas de regulamento, com destaque para a total desarticulação da Medida SI2E – Sistema de Inventivos ao Emprego e ao Empreendedorismo com as EDL – Estratégias de Desenvolvimento Local aprovadas, não sendo possível encontrar coerência entre a forma convencional de criar emprego (para esta abordagem existem várias outras medidas e programas) e a intenção de fazer emergir dos territórios novas soluções baseadas na economia local e que criem emprego para os que maiores dificuldades apresentam no acesso a uma actividade profissional de uma maneira geral.
A inclinação dos presentes foi no sentido de exigirem a divulgação das várias Medidas que serão lançadas no quadro do DLBC, sendo para algumas entidades presentes condição para apoiarem esta primeira Iniciativa a divulgação simultânea das Medidas a lançar nos outros domínios de actuação.
Faça o primeiro comentário a "Reunião InterGAL Urbanos de Lisboa e Vale do Tejo debateu o SI2E"