Reunião com Secretaria de Estado do Desenvolvimento e Coesão confirmou desinteresse pelas ações focadas nas comunidades locais

O sistema de financiamento multifundos denominado DLBC- Desenvolvimento Local de Base Comunitária cimentou a sua lógica de apoio a projectos em EDL – Estratégias de Desenvolvimento Local. Foram solicitadas a todos os Grupo de Ação Local para que os financiamentos concretos fossem parte integrante de uma estratégia territorial. Nos últimos meses, entidades locais reunidas em consórcios e em associações desenharam estratégias e apontaram soluções para processos de integração de políticas de emprego e de coesão social.

Na última reunião realizada no passado dia 8 de Novembro na Secretaria de Estado do Desenvolvimento e Coesão que juntou à volta da mesa , a ADC – Agência para o Desenvolvimento e Coesão, a Autoridade de Gestão do DLBC e representantes dos GAL – Grupos de Acção Local, tinha-se esperança que as inicitivas de base comunitária fossem lançadas e que os apoios em matéria de Assistência Técnica por parte dos GAL fossem resolvidas.

A desilusão é grande. O que esteve em cima da mesa foi um documento para abrir concurso nas áreas do Empreendedorismo e da criação de emprego.

A Direção da rede DLBC Lisboa enviou uma comunicação aos restantes GAL de Lisboa e Vale do Tejo nos seguintes termos:

“Na reunião tida com o Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza, o único ponto de discussão foi o documento que enviamos em anexo, relativo à proposta de regulamento específico, relacionado com as operações na área do Empreendedorismo e Emprego, cujos beneficiários são micro e pequenas empresas certificadas pelo IAPMEI, tal como, podem confirmar no documento em questão.
Logo no início da reunião expressámos a nossa preocupação com o facto de o regulamento apresentado não reflectir as EDL aprovadas em sede de candidatura. Foi-nos respondido que estão a ser preparados os outros regulamentos para as outras áreas sem, no entanto, referirem datas. Em relação às nossas preocupações não houve hipótese para as apresentar, uma vez que o ponto único da reunião foi a discussão do referido documento.
Para nós, o regulamento que foi apresentado na reunião não passa de uma medida do IEFP. No entanto, somos de opinião que não podemos deixar de responder a este email, enviando os nossos contributos, se os houver, e aproveitar para expressar as nossas preocupações.
Sendo assim, pedimos que nos enviem os vossos contributos até 2ª feira de manhã com vista a compilarmos todas as sugestões de modo a podermos responder ao Secretário de Estado com as preocupações de todos os GAL”.

Carlos Ribeiro, 20 Nov 2106

Faça o primeiro comentário a "Reunião com Secretaria de Estado do Desenvolvimento e Coesão confirmou desinteresse pelas ações focadas nas comunidades locais"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*