No âmbito dos seus 10 anos, o Observatório está a desenvolver, em parceria com o fotodocumentarista Marcelo Londoño, um projecto fotográfico com base documental, que retrata as questões das vulnerabilidades sociais na cidade de Lisboa e diversas formas de promoção de uma maior inclusão social e, como tal, dos Direitos Humanos e Cidadania.
O quê?
Os problemas sociais não surgem por magia, eles são construídos, sendo reflexo e produto da sociedade em que vivemos. Só quando todos entendermos que os problemas sociais e as soluções para os mesmos parte de todos nós, o combate às desigualdades e à precariedade social será uma luta com a possibilidade de vencer.
Neste sentido, o Observatório de luta contra a Pobreza na cidade de Lisboa, no âmbito dos seus 10 anos, está a desenvolver, em parceria com o fotodocumentarista Marcelo Londoño, um projecto fotográfico com base documental, que retrate a questão das vulnerabilidades sociais na cidade de Lisboa, colocando este tema na ordem do dia.
Porquê?
Retratar as questões das vulnerabilidades sociais na cidade de Lisboa e diversas formas de promoção de uma maior inclusão social e, como tal, dos Direitos Humanos e Cidadania, insere-se, por um lado, na lógica da diversificação de instrumentos com a qual o Observatório se identifica e, por outro, no perfil do fotodocumentarista, especialista em reflectir sobre questões sociais, demonstrando que a articulação entre disciplinas distintas traz um input diferente mas complementar às lógicas tradicionais, enriquecendo e permitindo outro olhar para as ciências sociais.
Para Quê?
O produto deste projecto tem como finalidade principal consciencializar, desmistificar e reflectir sobre as situações de maior fragilidade social existentes na sociedade em geral e na cidade de Lisboa em particular, bem como, os diferentes mecanismos utilizados para enfrentar estas situações. Pretende-se igualmente reforçar o papel do Observatório junto dos agentes da cidade, destacando-se, uma vez mais, como um actor que alia a inovação com a produção de conhecimento.
Como?
O produto final deste trabalho culminará com uma exposição fotográfica, pretendendo-se que a mesma seja acompanhada por momentos de reflexão e debate, exercendo assim um papel de consciencialização junto da comunidade em geral.
RE-FLECTERE
https://www.facebook.com/Reflectere/?fref=ts
https://www.instagram.com/re_flectere/
(informação retirada do site do OLP Lisboa – CR)
Faça o primeiro comentário a "RE-FLECTERE põe a nu as vulnerabilidades sociais na cidade de Lisboa"