Regina Lopes, Presidente da Federação Minha Terra, organização que representa os GAL – Grupos de Acção Local das áreas rurais insistiu na reunião realizada com o Secreatário de Estado Nelson De Souza no passado dia 28 de Março em Lisboa, em temas cruciais para a futura implementação das estratégias de desenvolvimento Local de base comunitária, tais como:
- o financiamento da Assistência Técnica que não é coberta pelos fundos do FEADER (projectos apoiados pelo FEDER e FSE, que terão que avaliados e acompanhados mas sem que existam as verbas para essa efeito)
- a reduzida amplitude do quadro de intervenção dos GAL que ficam circunscritos aos apoio ao emprego quando o sentido de intervenção territorial dos GAL é baseado em processos integradores e dinamizadores das diversas potencialidades do local;
- a importância de ser apoiado o emprego existente em pequenas empresas nos territórios fragilizados e não fixar apenas o objectivo de “criar novos postos de trabalho”.
A Federação Minha Terra tem vindo a articular com a Rede DLBC Lisboa várias iniciativas com vista a uma actuação solidária e convergente dos GAL, quer os rurais mas também os Urbanos e os Costeiros.
Carlos Ribeiro, Março 2016
Faça o primeiro comentário a "Federação Minha Terra reforçou o pedido de reabertura do debate sobre temas cruciais do DLBC"