Atividade EUReflect: DebatEuropa

“DebatEuropa #1” revelou a grupo de adolescentes do Beato filme sobre como a UE pode ajudar a concretizar sonhos

 

 

A Rede DLBC Lisboa esteve ontem ao final da tarde no Espaço Jovem do C3, no âmbito do projeto WISE, a dinamizar uma conversa com um grupo informal de adolescentes sobre como a União Europeia faz parte ou pode vir a fazer parte das suas vidas.

Marcado simbolicamente para a sala cogerida por estes adolescentes, numa das extremidades do bairro municipal João Nascimento Costa (Beato), este encontro contou com a presença de um representante do Clube Intercultural Europeu [associado da Rede DLBC Lisboa a intervir neste bairro e parceiro no projeto WISE] que começou a trabalhar com este grupo de uma forma mais estreita no final do ano passado.

A primeira sessão do “DebatEuropa” arrancou com a pergunta “O que já ouviram falar sobre a União Europeia?”. A livre circulação foi o direito dos cidadãos europeus mais referido nesta partilha de experiências, com um dos rapazes a contar a história de um colega que foi viver para a Alemanha e outro a mencionar a diversidade de etnias que compõem a sua turma.

Depois desta conversa preliminar, os adolescentes presentes escolheram, de cinco curtas-metragens do programa “EU and Me”, o filme “Party Animal”, realizado pelo grego Yorgos Zois. Em cerca de oito minutos é contada a história de Alex, um jovem subitamente atingido por um rasgo de inspiração, enquanto limpa uma sala num lar de idosos – lembrando o filme como a União Europeia pode ajudar este jovem a levar o seu sonho avante, através do incentivo Garantia Jovem.

 

 

O filme suscitou alguns comentários sobre música, os diferentes salários mínimos na Europa, o custo de vida em diferentes países, o sonho de viajar até França, experiências com familiares idosos, bem como programas e instrumentos da União Europeia que permitem a criação do autoemprego e que financiam projetos comunitários.

No final, os jovens foram desafiados a trazer para a próxima sessão do “DebatEuropa” uma atividade concreta para implementarem na comunidade, depois de partilharem a iniciativa que estão a preparar para este fim-de-semana: “um torneio aberto de ténis de mesa” para toda a comunidade no Espaço Jovem.