AprendEuropa

 

 

 

 

Projeto WISE

Atividades Locais, fase 1 – EU Learn

AprendEuropa @ Associação Jardins-Escolas João de Deus | Lisboa, 16-20/07/2018

Esta atividade é uma retrospetiva da história da União Europeia (UE), desenvolvida com o intuito de incrementar a consciência das crianças sobre esta história, nomeadamente dos tratados, objetivos e princípios europeus.

Recorreremos à utilização de métodos de educação não-formal para envolver as crianças, para lhes tornar mais familiar a história da UE, como sejam a projeção de documentários ou vídeos, atividades lúdicas, o contar de histórias por pessoas de gerações mais velhas.

Os objetivos do “AprendEuropa” são:

  • aumentar a consciencialização das crianças sobre a história e as instituições da UE;
  • a promoção do diálogo intergeracional;
  • a investigação sobre a identidade europeia; e
  • aumentar o sentimento da criação conjunta de um projeto para a UE.

Assim, desenvolvemos o “AprendEuropa” para um público muito jovem, que nasceu já completamente inserido na realidade europeia, sem alguma vez ter conhecido outra.

Como se trata de um tema denso e de difícil penetração, decidimos fazê-lo faseadamente, para que haja uma progressão na assimilação dos conhecimentos e conceitos, em três atividades:

 

I) A primeira atividade (dia 16 de julho de 2018) consiste de:

A – a exposição a vídeos e posterior explicação e síntese (15-20 minutos): um sobre o nascimento da União Europeia, outro sobre o alargamento da UE.

B – Um momento de pergunta e resposta (20-30 minutos), com uma especialista em assuntos da história do projeto europeu (Relatora Política da Representação da Comissão Europeia em Portugal, Joana Cruz-Schilling);

C – Explicação do desafio que propomos e que será a 2.ª atividade.

Distribuição de material pedagógico sobre a União Europeia (10-15 minutos):

“À Descoberta da Europa!”

Europa: um belo continente com uma história fascinante. Muitos dos mais famosos cientistas, inventores, artistas e compositores mundiais, bem como populares artistas e grandes desportistas são europeus. Durante séculos, a Europa foi devastada por guerras e divisões. No entanto, nos últimos 60 anos, os países deste velho continente reuniram-se finalmente na paz, na amizade e na unidade, para construírem uma Europa e um mundo melhores. Este livro para crianças (entre os 9 e os 12 anos) conta a história de uma forma simples e clara. Repleto de fatos interessantes e ilustrações coloridas, apresenta uma visão dinâmica da Europa e explica resumidamente o que é a União Europeia e como funciona. (publicação em 23 línguas europeias)

“Passaporte para a União Europeia”

Vamos divertir-nos dando uma volta pela Europa e ver o que mais podemos saber sobre os nossos vizinhos. (publicação em Português)

“Carta dos direitos fundamentais da União Europeia em linguagem simplificada”

(publicação em Português)

 

II) A segunda atividade (dias 16 – 20 de julho de 2018) consiste de uma abordagem por parte da criança de alguém do seu foro íntimo (avós, vizinhos, merceeiro – por exemplo) que tenha mais de 50 anos (com18 anos ou mais na altura em que Portugal entrou na CEE). Pretende-se que a criança perceba o impacto que a entrada de Portugal para o espaço europeu teve na vida dessa pessoa; serão sugeridas as perguntas a fazer ( “que mudou na tua vida?”; “que mudou em Portugal?”; “o que é que está melhor/pior?”; “em que é que te sentes europeu?”; “que coisas boas/más esperas que venham a aconter por causa da UE?”; “sentes-te mais europeu desde que portugal entrou na CEE? Porquê?”)

Pediremos às crianças que transponham esta sua investigação para um texto muito curto (max. 5 linhas) OU um pequeno vídeo (se tiverem disponível algum aparelho de captação) OU um desenho / banda desenhada. 

 

III) A terceira e última atividade do “AprendEuropa” é a participação num Quiz sobre os temas anteriormente tratados, recorrendo a material do Eurocid (45-60 minutos)