30/10/2023

TODO O TERRENO | Projetos Inovadores e/ou Experimentais na Área Social | Academia de Líderes Ubuntu Júnior | IPAV

main2

Foi numa tarde de sol e muito calor que a equipa da Rede DLBC Lisboa foi até à Escola Básica Professora Aida Vieira, no Bairro Padre Cruz, em Carnide, para conhecer a turma do 3ª A, que terminava nesse dia a sua “semana Ubuntu”.

A palavra “Ubuntu” é uma combinação de dois termos: “Ntu”, que significa “pessoa” e “Ubu”, que significa “tornar-se”. O método Ubuntu aposta no desenvolvimento de cinco competências centrais, que trabalham o Autoconhecimento, Autoconfiança e Resiliência, a Empatia e Serviço. As primeiras três dimensões são mais individuais e as duas últimas mais relacionais.

Embora se dê especial enfoque às cinco competências referidas, a Academia de Líderes Ubuntu Júnior (ALU Júnior) é um espaço onde se privilegiam a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos participantes, promovendo outras competências como o trabalho de equipa, o pensamento crítico e autorreflexivo, a comunicação, a resolução de problemas, entre outras.

Este projeto, promovido pelo Instituto Padre António Vieira (IPAV), visa contribuir para a diminuição do défice de capital social em zonas de intervenção prioritária, a partir da construção de comunidades educativas coesas, socialmente ativas e com sentido de pertença, através da aplicação do método Ubuntu na capacitação de educadores, na intervenção junto de crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico e na promoção de ações junto da comunidade local.

A professora Liliana e as técnicas do IPAV, Sandra e Patrícia, aguardavam os alunos à porta da sala, com um dado gigante, que depois de lançado determinava qual o cumprimento do dia: abraço, dança, “passou bem” especial… e, um a um, lá foram entrando, em grande animação e curiosos com a nossa presença.

Sentados no chão, começaram por fazer um pequeno exercício de relaxamento, de olhos fechados, e depois apresentaram-se um a um, dizendo o nome, a idade e falando sobre a “semana Ubuntu” e os ensinamentos apreendidos. “Eu Sou porque Tu És” foi uma das frases mais referidas pelos petizes, não esquecendo a “empatia”, a “partilha”, a “interajuda” ou a “igualdade”. Nas dimensões trabalhadas, “Eu”, “Eu e o Outro”. “Eu e os Desafios”, “Eu e o Mundo” e “Eu Sirvo”, são exploradas temáticas específicas como a resolução de conflitos, a desconstrução de preconceitos, a exploração dos medos…

Cada um dos alunos tem um passaporte da ALU, que vai sendo preenchido ao longo da semana, com exercícios e ensinamentos Ubuntu.

Neste dia, em específico, os alunos do 3º A receberam várias visitas, além da nossa. Cinco Ubuntu Seniores marcaram presença na sala e tiveram oportunidade de partilhar a sua experiência. “Ser Ubuntu não é só vestir a camisola, ser Ubuntu tem de estar dentro de nós. Temos de ser empáticos”, explicou Daniela, umas das Ubuntu Sénior.

Havia, porém, mais uma surpresa reservada: o presidente da Junta de Freguesia de Carnide apareceu para visitar as crianças. Fábio Sousa chamou, um a um, todos os alunos, numa cerimónia cheia de entusiasmo (e barulho), entregando os diplomas da “Semana Ubuntu”.

A “festa” terminou com bolo e sumo para todos, para felicidade de miúdos e graúdos!

Publicado por: Ana Alexandra Henriques