Rede DLBC

04/08/2023

TODO O TERRENO | FOOD WAVE | “TURBANTES AFRO” E "COZINHA AFRICANA SEM DESPERDÍCIO” | Mén Non | Sea | Crescer |

IMG_1165.jpg

Horta Comunitária da Rede DLBC Lisboa. Terraço. Último piso do Centro de Recursos DLBC Lisboa. Final de uma tarde de verão. Sol.

Dúvidas houvesse e estavam todos os elementos reunidos para que o workshop de “Turbantes Afro” e o showcooking de “Cozinha Africana sem Desperdício” com o chef Mauro Airosa fossem um sucesso! E quem foi não deu o seu tempo por perdido!

No âmbito do projeto internacional “Food Wave”, do qual a Rede é parceira, as duas iniciativas contaram com a parceria da Mén Non, da Sea – Social Entrepreneurs Agency e da Crescer, e com a presença de cerca de 50 pessoas, entre técnicos e representantes de associações locais de várias zonas de Lisboa, jovens ativistas ligados às atividades do “Food Wave” e moradores do Bairro Padre Cruz.

A Mén Non deu início ao seu workshop, por volta das 19 horas, desvendando alguns dos segredos dos turbantes afro. Com tecidos coloridos e chamativos, os participantes aprenderam três técnicas distintas, “apanhados” simples que podem ser feitos pela própria pessoa, sem ajuda. A partir daqui, a sessão transformou-se, com um grande número de cabeças envoltas em panos africanos, preparadas para ouvir o que Mauro Airosa tinha para ensinar, também ele com um turbante a preceito!

Publicado por: Ana Alexandra Henriques

FEED YOUR FUTURE | AVISO | Urban Bites: Artistic Performances for Climate Action | Candidaturas até 30 de maio

"Urban Bites: Artistic Performances for Climate Action” abre a sua primeira edição e convida artistas e Organizações da Sociedade Civil a apresentar propostas de performances artísticas em espaço público, com o objetivo de sensibilizar para uma alimentação saudável e sustentável. A iniciativa foca-se nos desafios da agricultura urbana, no consumo consciente, na reciclagem e na redução do desperdício alimentar, promovendo a transformação temporária de espaços públicos, com foco em zonas urbanas vulneráveis das cidades. Os projetos devem ser desenvolvidos em co-criação com jovens artistas, entre os 18 e os 35 anos, incentivando a participação ativa da comunidade e a expressão criativa. O aviso será aberto a nível europeu e as intervenções irão realizar-se numa das seis cidades parceiras: Milão, Almere, Barcelona, Brașov, Área Metropolitana de Lisboa e Salónica. Serão atribuídos 10 apoios, no valor de 5.000€ por projeto. Artistas interessados devem submeter a sua proposta através de uma Organização da Sociedade Civil. As inscrições estarão abertas entre 28 de abril e 30 de maio de 2025.A submissão das candidaturas deverá ser realizada em inglês, através do formulário disponibilizado.Para mais informações entre em contacto feedyourfuture@rededlbclisboa.pt