Projeto WISE: Conferência “Refletir a Europa: De Onde vimos, para onde vamos?”, dia 14/03, no Fórum Lisboa

Em vésperas de Eleições Europeias, vários candidatos ao Parlamento Europeu – pelo Partido Socialista, CDS-PP e Bloco de Esquerda – e o responsável pelo pelouro do sector político da Representação da Comissão Europeia em Portugal vão estar no Fórum Lisboa a apresentar as suas perspetivas sobre os desafios que a União Europeia enfrenta perante uma plateia composta por cidadãos de 16 países europeus que estão em Lisboa no âmbito do encerramento do projeto europeu WISE. No mesmo palco organizações da sociedade civil tentarão explicar como a participação cívica pode tornar a Europa mais unida.

Amanhã, quinta-feira, entre as 10 e as 13 horas, o Fórum Lisboa – Casa da Cidadania vai abrir portas à conferência pública “Refletir a Europa: De onde vimos, para onde vamos?”, que marca o encerramento oficial do WISE, um projeto europeu que procura promover a cidadania europeia e a aprofundar a participação cívica e democrática a nível local, bem como compreender e debater o Euroceticismo e o futuro da Europa.

Nesta sessão pública várias vozes, mais ou menos institucionais, vão apresentar a sua visão sobre o rumo da União Europeia perante uma plateia composta por cidadãs e cidadãos provenientes de onze Estados-membros e quatro países candidatos, envolvidos no consórcio europeu WISE – While Innovating and Strengthening Europe.

No mesmo palco vamos poder escutar, num primeiro painel João Faria, o responsável pelo pelouro do sector político da Representação da Comissão Europeia em Portugal, e os candidatos ao Parlamento Europeu  Margarida Marques, pelo Partido Socialista, José Gusmão, pelo Bloco de Esquerda e um representante do CDS-PP (nome ainda por confirmar).

Num segundo painel refletirão em voz alta representantes de organizações da sociedade civil como a ALDA – European Association for Local Democracy (França), entidade responsável pela coordenação do WISE, a fundação ECIT – European Citizens’ Rights, Involvement and Trust (Bélgica) e a Rede DLBC Lisboa (Portugal), que representa Portugal neste consórcio e é anfitriã da reunião final do projeto.

Integrado no Programa Europa Para os Cidadãos, o WISE traz a Lisboa até quinta-feira representantes de várias organizações da sociedade civil, think tanks e municípios da Europa – de Portugal à Roménia, passando por Espanha, Itália, Eslovénia, Croácia, Montenegro, Albânia, Grécia, Holanda, Bélgica, República Checa, Bulgária, Sérvia e Macedónia do Norte.

De onde vimos? Para onde vamos? Como é que o Passado e Presente da União Europeia estão a ser cuidados? Como estão a ser preparadas as próximas Eleições Europeias pelos partidos políticos? Como estamos a preparar o futuro da União a nível local? Eis as questões-mote para uma manhã de reflexão sobre os desafios que a Europa enfrenta em vésperas de Eleições Europeias.

Inscrições aqui.

 

 

 

* A organização aguarda a confirmação das restantes forças políticas candidatas ao Parlamento Europeu a quem endereçou convite. Eventuais novidades serão comunicadas aqui. 

Faça o primeiro comentário a "Projeto WISE: Conferência “Refletir a Europa: De Onde vimos, para onde vamos?”, dia 14/03, no Fórum Lisboa"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*