APODEC dinamiza projecto Europeu WORKING ROMA

A APODEC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Etnia Cigana está a organizar em Lisboa uma reunião do Projecto Europeu WORKING ROMA e vai acolher convidados de nove países. No âmbito deste evento dirigiu-se à Rede DLBC Lisboa a requerer parcerias em áreas variadas.

O desemprego afeta muitos europeus e de forma muito violenta alguns estratos da população. É o caso da maior minoria étnica da Europa, os ciganos. São entre 10 e 12 milhões de pessoas, cuja maioria é sistematicamente excluída do acesso ao emprego. Este problema é mais grave nos países da Europa Central e do Sul, onde muitos destes cidadãos, em idade ativa, nunca tiveram emprego, não o têm, nem vislumbram possibilidade de o ter.

Analisar as causas desta situação e procurar respostas que contribuam para a inclusão dos europeus ciganos no mercado de trabalho é o objetivo do projeto WORKING ROMA, que reúne entidades públicas e da sociedade civil de nove países – Bulgária, Grécia, Eslovénia, Espanha, Itália, Malta, Reino Unido, Roménia e Portugal, cujo membro no consórcio é a APODEC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Etnia Cigana.

A primeira reunião transnacional do projeto realiza-se em Lisboa, de 16 a 20 de Maio próximo. Além das reuniões internas de coordenação, as 20 pessoas representantes das entidades do consórcio terão contactos com comunidades ciganas e entidades com responsabilidade pública ou intervenção social neste campo.

É neste âmbito que a APODEC vem apelar aos associados da Rede DLBC Lisboa a colaborarem nesta jornada de trabalho, o que pode ser feito de três formas:

1 – Participando, no dia 19 de Maio, num fórum com duas sessões:

1.1.      De manhã, numa audição de representantes das comunidades ciganas sobre experiências relacionadas com a exclusão-inclusão no mercado de trabalho;

1.2.          De tarde, num debate sobre a articulação de competências políticas, económicas e sociais de entidades diversas, no sentido de encontrar respostas para o problema do desemprego dos cidadãos ciganos.

Ambas as sessões decorrerão no Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL), Rua Viriato – Picoas Plaza.

2 – Prestando um dos seguintes serviços de apoio para vários dias da reunião:

2.1.      Almoços para 25 pessoas, nos dias 17 e 19 de Maio, em local facilmente acessível do Picoas Plaza;

2.2.      Almoço para 25 pessoas no dia 18 de Maio, em zona da cidade a definir (é um dia de visitas e o percurso ainda não está completamente estabelecido);

2.3.      Jantares para 20 pessoas, nos dias 17, 18 e 19 de Maio, com pratos de cozinha portuguesa; um destes jantares deverá ser acompanhado por um espetáculo de fado;

Às entidades que se candidatarem à prestação deste serviços pede-se que avancem desde logo uma descrição o mais detalhada possível das condições propostas, incluindo os preços.

3 – Propondo uma visita a atividades relacionadas com o tema do projeto, seja uma atividade própria ou doutra entidade, para o dia 18 de Maio.

A APODEC já fez convites individualizados a associados da Rede DLBC Lisboa que têm atividade conhecida relacionada com os objetivos do Projeto Working Roma. Agora, consciente de que não conhece suficientemente as atividades de todos os membros da Associação, alarga o convite à generalidade dos associados, agradecendo a manifestação de interesse o mais brevemente possível para este endereço apodec.workingroma@gmail.com

 

Apresentação sucinta do projecto

Faça o primeiro comentário a "APODEC dinamiza projecto Europeu WORKING ROMA"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*